Já Surfaram no site

Hackers: o mundo precisa deles

Eles são odiados pela maioria dos usuários, mas uma boa parcela do desenvolvimento de software e hardware se deve a eles.

Diferente do que se convencionou pensar, os hackers nem sempre são, necessariamente, os vilões da história. Muito pelo contrário. A indústria precisa muito do trabalho deles e você só tem a ganhar com isso. Afinal, é graças às suas descobertas que, muitas vezes, falhas de segurança são corrigidas nos mais diversos tipos de software.

Gênios incompreendidos?

Steve Jobs e Steve Wozniak, os fundadores da Apple, são homens de negócio geniais, certo? Porém, você sabia que no início de suas carreiras, na década de 70, ambos eram hackers?

À época a dupla criou um dispositivo capaz de fazer ligações gratuitas utilizando sinais falsos da AT & T. O sistema era ilegal, mas Jobs não só construiu o dispositivo como também o comercializou para seus amigos da Universidade da Califórnia.

Obviamente o projeto não foi adiante, entretanto ideias como essa serviram para mostrar ao mundo um pouco da capacidade da dupla que, futuramente, viria a construir um verdadeiro império com os seus produtos.

Assim como eles, muitos outros jovens também tiveram ideias brilhantes, nascidas muito mais em função da curiosidade do que pelo desejo de roubar ou prejudicar quem quer que seja. Provavelmente, muito do que você sabe sobre um sistema operacional você aprendeu na prática, testando e errando, não é mesmo?

Então ser hacker é algo bom?

Sim, ser hacker pode ser algo muito bom não só para o seu bolso como também para toda a sociedade. É muito comum que grandes corporações abram concursos ou empreguem em seu quadro de funcionários hackers extremamente competentes.

A Google, por exemplo, está com um concurso aberto oferecendo US$ 20 mil para quem conseguir quebrar a segurança do Google Chrome. Além disso, quem invadir um notebook Cr-48 também será premiado.

Concursos e desafios como esses existem aos montes na internet e boa parte deles são patrocinados pelas próprias empresas. Afinal, é muito mais interessante descobrir todas as falhas possíveis de um sistema antes que ele chegue ao grande público do que esperar o lançamento e descobrir brechas fatais no produto.

Como colocar à prova um sistema bancário, por exemplo, que deve ser extremamente seguro, se ninguém com curiosidade aguçada e competência técnica esgotou todas as possibilidades para hackear o sistema em questão?

Mamãe, eu quero ser um hacker!

Se você gosta de informática e tecnologia, mas principalmente, é curioso e gosta de descobrir por conta própria tudo aquilo que está por trás de sistemas operacionais, aparelhos eletrônicos e novas tecnologias, por que não transformar o seu dom em algo que pode ser rentável e, de quebra, ajudar milhões de usuários?

Estudar por conta própria e descobrir os porquês do funcionamento de muitos sistemas pode ser uma tarefa compensadora. Além do aprendizado, você certamente encontrará oportunidades de mostrar o seu talento, em especial para grandes empresas.

Tenha certeza de que incentivo não irá faltar. Há diversas comunidades e fóruns na web com muitas oportunidades para você compartilhar conhecimento. Obviamente, no meio do caminho, você encontrará também muita gente mal-intencionada e que irá lhe oferecer promessas de dinheiro fácil para trabalhos ilegais.

Contudo, caberá a você decidir por conta própria qual caminho irá seguir. Se optar pela legalidade, que é o que se espera de grandes talentos, certamente encontrará espaço em grandes empresas e poderá, com seu trabalho, ajudar a moldar o futuro dos softwares que veremos por aí.

Fonte:Baixaki

0 comentários:

Twitter Facebook Digg Favorites More

 
Powered by Blogger